quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Música é Vida

Durante as aulas de Português, os alunos da 8ª série “C” produziram coletivamente uma dissertação a partir de uma reportagem (retirada da apostila) que trazia dados interessantes sobre música. O intuito da atividade era o de fixar a estrutura desse gênero, bem como aprimorar a organização das ideias para que pudessem apresentar seus argumentos de forma clara, objetiva e consistente.


Confira o resultado e aproveite para deixar o seu comentário!!!! Boa leitura!!!!

Música é vida


                A música está presente em nossas vidas em vários momentos; para nos distrairmos, passarmos o tempo e estimularmos a imaginação, mas além de nos fazer companhia em momentos relevantes ou divertidos, a música é muito importante para o desenvolvimento do ser humano.
                Ela é responsável por, muitas vezes, transmitir sentimentos, provocar emoções através das melodias, tonalidades e ritmos, o que não seria possível somente através de palavras. Isso é facilmente constatado em novelas e filmes. Se o momento é triste, a melodia lenta e com tons menores criam o clima melancólico. Já em cenas de suspense, os sons fortes e o ritmo bem marcado nos deixam ansiosos para o próximo acontecimento, como no filme “Psicose”, de Alfred Hitchcock.
                No passado, o biólogo Charles Darwin, em seus estudos a respeito da evolução das espécies, descobriu que a música influencia na escolha de parceiros sexuais, portanto também foi crucial para a seleção natural dos seres mais aptos e resistentes.
                Mais recentemente, o neurocientista Mark Tramo, da Universidade Harvard, apoiou a ideia de Darwin, concluindo que a música teve função primordial na formação e sobrevivência dos grupos e na amenização de conflitos, proporcionando a coesão social.
                Além disso, o pianista Robert Jourdain, autor do livro “Música, cérebro e êxtase”, afirma que a música pode curar doenças como o mal de Parkinson e Alzheimer, pois ela nos tira de hábitos mentais congelados e faz a mente se movimentar como habitualmente não é capaz.
                Enfim, a música é realmente importante para o desenvolvimento dos seres humanos, pois além de todos os benefícios que proporciona em nossa evolução e saúde, não podemos nos esquecer dos momentos prazerosos marcados por canções especiais.

Professora: Ana Clara

Nenhum comentário: